Social Icons

sábado, 26 de abril de 2014

Ipirá realiza mobilização pela criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia


O movimento em prol da implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) foi tema de Audiência Pública, nesta sexta-feira, 25 de abril, em Ipirá (BA).
O evento, que teve concentração em frente ao Colégio José Saint Clair, às 8 horas, contou com grande participação da população, demonstrando o quanto o projeto é de suma importância para a região tão carente de universidades públicas.

A Audiência, que foi programado para acontecer no interior do Centro Cultural Elofilo Marques, devido à grande quantidade de pessoas, teve que acontecer em praça púbica, na Praça José Leão dos Santos.

A ideia é levar um abaixo-assinado de toda a região e de territórios de identidade do Nordeste da Bahia, reivindicando a instalação da UFNB. Seriam criados um ou dois campi em cada território, como também colégios universitários em diversos municípios, onde os alunos estudariam dois ou três anos as disciplinas básicas e em seguida terminariam o curso no campus.

O Prefeito de Ipirá, Ademildo Almeida (PT), falou da importância da luta pela criação da UFNB. "Este é um momento histórico para o nosso município. De minha parte todos os esforços serão feitos na tentativa de concretizar este projeto de inestimável valor para toda a região", afirmou o prefeito.
Estavam presentes, além do já citado prefeito Ademildo, a primeira-dama Iara Campos Almeida; o Deputado Federal Afonso Florence; o líder político e ex prefeito de Ipirá Antonio Colonnezi; o Deputado estadual Jurandy Oliveira; o Presidente do CODES Bacia do Jacuípe, Carlos Alberto; a assessora da deputada Neusa Cadore, Julita Trindade; Vereadores, Diretores e Secretários de Governo, estudantes, representantes de outros municípios e de movimentos sociais, lideranças políticas e cidadãos locais.

Você também pode abraçar essa causa participando, mobilizando amigos e conhecidos e assinando a petição pública. Entre no site da campanha e confira: www.euqueroaufnb.com.
Fonte: www.ipiranegocios.com.br
Por: Orlando Santiago Mascarenhas

Homens desconhecidos tentam arrombar casa na cidade de Mairi

De acordo com informações de populares, na noite da última quinta-feira, 24 de abril de 2014, por volta das 23h, dois homens desconhecidos que estavam encapuzados, tentaram arrombar uma casa na Rua Renerio Rocha, em Mairi.

Ainda segundo informações de vizinhos, a moradora estava dentro da casa e os dois homens estavam armados com facas, puxaram e entortaram uma grade de proteção da porta, querendo entrar.

A mulher entrou em desespero e gritou pedindo socorro. Quando observaram a movimentação dos vizinhos na rua, os homens fugiram e a mulher conseguiu sair correndo e foi para a casa de uma vizinha. Não temos informações sobre o motivo da tentativa de arrombamento.

O atleta Joãozinho de Várzea da Roça jogará neste sábado pelo Campeonato Sergipano sub-20

O jovem João Cerqueira Araujo Neto, de 18 anos, conhecido Joãozinho, natural de Várzea da Roça-BA, está jogando pela equipe do Estanciano Esporte Clube de Sergipe.

A equipe jogará fora de casa neste sábado, 26 de abril de 2014, às 18h15min, contra o Itabaiana, valendo pela quinta rodada do segundo turno do Campeonato Sergipano sub-20.

Pelo campeonato, Joãozinho já fez três gols em 03 jogos disputados. A equipe está na quarta colocação, com 21 pontos. Segundo Joãozinho, se a equipe conseguir ficar na primeira ou segunda colocação, disputará a taça São Paulo.
Joãozinho é filho do vereador Jamilson Nunes Araujo, já participou de 03 campeonatos Baiano, de 02 Metropolitano, 01 Sulamericano, Campeonato Nordeste, Copa Ouro, Copa 2 de Julho e Copa do Brasil. Já pela seleção de Várzea da Roça, ele participou da Copa do Jacuípe nas edições de 2010 e 2011.

Recentemente, Joãozinho estava participando do Campeonato Baiano, jogando pela equipe da Catuense.

Da redação do Blog Agmar Rios

Homem é encontrado atropelado e morto em Várzea da Roça

Na noite desta quinta-feira, 24 de abril de 2014, por volta das 19h, o Senhor Daniel Cordeiro Rios, de 74 anos, conhecido como Nini Carpinteiro, foi atropelado na BA-130, na saída da cidade de Várzea da Roça, sentido São José do Jacuípe.
De acordo com as primeiras informações, Nini estava de pé e teria sido atropelado por algum veículo não identificado. O corpo está na pista e foi reconhecido por uma filha. A vítima morava na Fazenda Congonha, região do distrito do Ponto de Mairi.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina para ser necropsiado e depois foi liberado. O velório aconteceu no memorial PAFAC de Mairi, localizado na Travessa Juracy Magalhães. O sepultamento foi realizado no fim da tarde desta sexta-feira, dia 25, no cemitério local.


Nini Carpinteiro
Da redação do Blog Agmar Rios/Fotos: Foguinho Eventos

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Pintadas Cooperativa de Reciclagem é exemplo no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe

Equipe
De acordo com Walter Menezes presidente e demais membros da diretoria da Cooperativa de Reciclagem de Pintadas criada em 2014,  que é exemplo no território de identidade da Bacia do Jacuípe.
A Coleta seletiva em Pintadas é o resultado de um pequeno projeto segundo informações de Walter Menezes Presidente da Cooperativa que afirma que com apoio de amigos e parceiros se torna cada dia mais forte.
 Na ultima quarta-feira 02 de abril de 2014, saiu da cidade de Pintadas um caminhão com 9 toneladas de material reciclável saiu de Pintadas com destino a Feira de Santana ainda  segundo informações da equipe da Cooperativa a cada 45 dias é transportado um caminhão com 9 toneladas do material já prensado .
Os matérias reciclável é recolhido no município de Pintadas sendo assim na sede e na zona rural por a equipe da Cooperativa através de reboques que é levado para um galpão onde é selecionado itens por itens passando pelo processo de prensagem.
O Galpão fica localizado na saída para o Povoado de Mandacaru, segundo Walter esta previsto para esse mês de abril trabalhar com um reboque e trator. 
 Caminhão Carregado
 Reboque 
 Prensa
Galpão
Fonte: Foguinho Eventos com informações e fotos Walter Menezes

Homem é assassinado a pedradas em Mundo Novo

Na madrugada desta quinta-feira, 03 de abril de 2014, elementos até não identificados, assassinaram Osmar Ribeiro da Silva, conhecido como Índio, que morava na Vila Santana, na cidade de Mundo Novo. O crime aconteceu no bairro Nova Brasília.  

Segundo o Dr. José Adriano, delegado titular de Mundo Novo, os meliantes ceifaram a vida da vítima utilizando pedras de grande porte. Devido à violência da ação, o crânio da vítima ficou completamente esfacelado.  Ao tomar conhecimento do fato, a polícia iniciou às investigações, momento em que tomaram conhecimento que os suspeitos da autoria do crime eram as pessoas conhecidas como ZÉ GRILO e MARQUINHOS.

Logo em seguida, a Polícia Civil obteve a informação que os acusados estariam homiziados na localidade de São Joaquim, zona rural deste município. Em operação conjunta com a equipe da Polícia Militar de Mundo Novo, o Delegado José Adriano da Silva se dirigiu à referida localidade, onde, com o auxílio de um guia, realizaram várias buscas no matagal. Em dado momento, se depararam com os acusados.
Marquinhos
A polícia conseguiu efetuar a prisão de MARQUINHOS, porém, como se encontravam em um matagal extremamente denso, o acusado ZÉ GRILO conseguiu se evadir. O acusado MARQUINHOS foi identificado como Marques Pereira dos Santos, e confessou, com riqueza de detalhes, as circunstâncias em que ele e Zé Grilo, assassinaram a vítima.
ZÉ GRILO, foi identificado como José Henrique Machado Vieira. MARQUINHOS foi preso em flagrante delito. "Após a conclusão do Auto de Prisão em Flagrante, representarei pelo Mandado de Prisão Preventiva do acusado José Henrique, vulgo ZÉ GRILO". As diligências para efetuar a prisão dele continuarão de forma ininterrupta" disse Dr. José Adriano. 
Zé Grilo
O Dr. José Adriano estava à frente da equipe da Polícia Civil e o Sargento da PM Ubiratan Requião, estava no comando da equipe da Polícia Militar.

Atenção! Imagem forte. Clique aqui e veja.
Da redação do Blog Agmar Rios, com informações da delegacia

Grupos do Cras fazem apresentações na "I Feira Itinerante de Economia Solidária e I Feira do Mel”

Ver Notícia
Os grupos Vida Nova e Força Jovem do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) participaram no último domingo da “I Feira Itinerante de Economia Solidária e I Feira do Mel”, promovidas pela Cesol Bacia do Jacuípe juntamente com a Prefeitura Municipal de Várzea da Roça.
O evento aconteceu na Praça Topógrafo Pedro Magalhães e contou com a apresentação de diversos grupos, visando promover a cultura da região.
O grupo Vida Nova, idosos, apresentou cantigas de roda. Já o grupo Força Jovem fez a abertura pela manhã com a BAMUVR, fafarrá municipal, e a noite apresentou uma coreografia de forró com o grupo de dança.
O Centro de Referência de Assistência Social é um espaço público destinado à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais visando o desenvolvimento psicossocial e à melhoria da qualidade da vida de famílias e indivíduos.

Ascom Várzea da Roça
 

Sample text

Sample Text